terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio +20: Decepção?

O evento Rio +20 caminha para um fiasco total. O rascunho do documento que os chefes de estados assinarão é um texto repleto de "furos". Não define o que é pobreza, não esclarece sobre o financiamento do desenvolvimento sustentável. Ninguém quer se comprometer.
Para começar, a ausência de alguns chefes de estados, como EUA e Alemanha, demonstra a fragilidade do evento.
Por outro, a crise mundial que afeta as economias dos países desenvolvidos é um agravante. Estes querem salvar sua economia, os empregos e o sistema financeiro (que por sua vez tem sua parcela na questão ambiental). Em momento de desespero, ninguém pensa no desenvolvimento sustentável.
No Brasil, ainda não é pauta política, exceto em algumas raridades. A maioria da população não se preocupa e nem pressiona seu representante.
Mas nem tudo está perdido!
Os prefeitos de 58 grandes cidades estão reunidos paralelamente com a Rio +20. Estes sim, demonstram ousadia em suas propostas para o Ambiente. Propostas como redução da emissão em 1 bilhão de toneladas de dióxido de carbono por metrópole. Talvez a saída seja a descentralização do poder, onde os habitantes de uma cidade interessados e envolvidos (pois não basta ser apenas interessado) com a questão ambiental pressione seus representantes locais.
Pense nisso! Esse ano temos eleições municipais!

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br