domingo, 5 de setembro de 2010

Ameaças à Democracia

Ao lembrar um pouco o nosso passado, fico feliz com as nossas conquistas. Eu fiz parte deste processo maravilhoso em nossa história: Participei do movimento das "Diretas Já", lutei por uma constituição que respeitasse o direito de liberdade do cidadão após longo tempo de uma ditadura que usurpou este direito do povo brasileiro, pintei o rosto para dizer "Fora Collor".

Esses movimentos consolidaram a nossa Democracia e nossa liberdade.

A democracia é, e para mim sempre será, a melhor forma de regime político. Ela nos permitiu eleger um presidente jovem que agiu com irresponsabilidade, depois tirá-lo do poder. Depois, um presidente sociólogo que atuou muito bem na economia. Para complementar, um operário que conduziu perfeitamente o Brasil aos trilhos em que estamos, numa ascensão ao desenvolvimento.

Por maior que seja o número de picaretas que temos por aí dizendo que são políticos, ainda assim, a democracia é que nos permite exercer um poder supremo: o da escolha. Se for certa, comemoramos. Caso errada, podemos consertar. Ainda temos muito que acertar, mas como é maravilhoso esse processo.

Mas neste último mês apareceram duas coisas que assombram a democracia: a retira da liberdade de expressão e a invasão da privacidade do cidadão.

A primeira se refere à proibição dos humoristas. Uma lei absurda e, totalmente, inconstitucional, conforme o art. 5º da nossa constituição. Até agora, não entendo o medo dos humorista ou seria medo da concorrência. Ainda bem que a Justiça foi coerente e devolveu ao povo a liberdade de expressão que esses picaretas aprovaram e tentaram nos impor. Chega! Imposição e Censura, Nunca mais!
Porém, aqui mora o grande perigo: a ditadura pode retornar em forma de leis aprovadas na calada da noite. Precisamos ficar mais atentos!

A outra ameaça é a invasão da privacidade dos dados sigilosos na Receita Federal, o que é inaceitável em um estado democrático. Até quando ficaremos à mercê da violação dos nossos direitos e falta de controle. É necessário apurar e punir de forma exemplar, pois nossa sociedade não é conveniente com este crime.
Não sei quem será presidente de nosso país: Dilma, Serra ou Marina. Mas espero que respeite a democracia que conquistamos, pois eleição se ganha  e se perde no voto e não com jogo sujo.

A melhor forma de honrar e servir ao seu povo é respeitando a democracia e afastando dela qualquer perigo.

Que Assim Seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br