sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Energia do Capim

O Brasil pode dobrar sua produção de energia plantando capim-elefante!
Descrevo alguns trechos da reportagem especial de André Vargas, da revista @veja sob o título de A Força do CapiMtalismo.
No interior da bahia, uma usina queima capim-elefante para produzir eletricidade. Simples, barato e limpo.
A técnica foi desenvolvida pelo pesquisador Paulo Puterman que descobriu como transformar mato em dinheiro ao adaptar a caldeira da usina para aproveitar ao máximo o potencial energético e os empresários Ana Maria Diniz e Luiz Felipe D´Avila apostaram em uma ideia para o futuro.

Para o plantio, basta uma área de 4000 hectares. A terra não necessita de irrigação nem de melhoria pelo prazo de vinte anos.

A safra do capim-elefante ocorre quando ele atinge cerca de 6 metros de altura. A colheita e a safra são feitas por máquinas agrícolas.

Após triturado, o capim-elefante é incinerado em uma caldeira adaptada para esse fim.

A caldeira abastece um gerador, que envia a energia produzida a uma subestação. Esta equaliza a carga elétrica antes de mandá-la aos cabos de rede de distribuição.

Com 30 megawatts, uma ÚNICA usina-padrão de capim-elefante, como a de São Desidério, na Bahia, é capaz de iluminar pelo ano inteiro uma cidade de 200000 habitantes.

Plantando capim-elefante em áreas de pastagens que, hoje, estão abandonadas ou empobrecidas, o Brasil pode dobrar a sua produção de energia:

  • 388 milhões de hectares é a extensão de terras agricultáveis no país. 15 % dessa área, ou 60 milhões de hectares, é constituída por pastagens degradadas. 13% dessas pastagens, ou 8 milhões de hectares, seria suficientes para produzir mais de 51 gigawatts com capim-elefante, dobrando a atual oferta real brasileira de energia.
Até o momento, o capim-elefante é a fonte de energia mais eficiente encontrada no campo:


  • Capim-elefante: 48 MW por hectare;
  • Eucalipto: 35 MW por hectare;
  • Cana-de-açúcar: 26 MW por hectare.
Baseada em insumos renováveis, a matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo. O capim-elefante poderia melhorar ainda mais esse quadro aumentando de 4% para 36,4% a composição de biomassa nesta matriz.


Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br