quarta-feira, 4 de agosto de 2010

E os carros elétricos?!

Atualmente encontramos comentários sobre carros elétricos como uma das soluções para a poluição atmosférica devido a emissão de gases, principalmente o gás carbônico ou dióxido de carbono. Mas até que ponto esse tipo de veículo é ecológico? De onde vem a energia que vai recarregar a bateria dos carros elétricos? A resposta está no que chamamos de poluição oculta dos carros elétricos, conforme uma pesquisa americana divulgada por Michael Moyer para @sciam.

Imagine a seguinte cena: A energia do motor elétrico é fornecida por uma bateria que se conecta a uma tomada, como aquela na sua garagem. Não tem motor de combustão interna, tanque de combustível e nem escapamento. Muito silencioso. E quando está rodando nas ruas é mesmo um veículo de emissão zero. Mas à noite, dentro da sua garagem, a bateria precisa repor a energia gasta durante o dia com elétrons frescos colhidos na usina mais próxima. E isso não é emissão zero.

Não podemos de esquecer que a contabilização real do impacto ambiental desses carros precisa incluir as emissões das usinas elétricas que fornecem sua energia.

A conclusão da pesquisa é simples: para energias nucleares e renovável, como as usinas hidrelétricas, o carro elétrico compensa.  Para quem mora em lugares onde o gás natural predomina, os veículos elétricos reduzirão as emissões de gás carbônico podendo ser até 40% inferiores às emissões de um carro híbrido comum. Entretanto, em regiões onde a fonte predominante é o carvão (caso da China, por exemplo), os veículos elétricos aumentarão a quantidade de gás carbônico emitido na atmosfera.

Em outras palavras, a viabilidade do carro elétrico dependerá de onde será conectado a tomada para recarregar a bateria.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br