quinta-feira, 29 de julho de 2010

Será uma Guerra ou um Jogo?

A próxima grande guerra no século XXI pode ser a Guerra das Máquinas, conforme o artigo na @sciam de P.W. Singer especialista em robótica e diretor da Inciativa da Defesa do Século 21 dos EUA: "Robôs no campo de batalha provocam a mais profunda transformação nas técnicas de guerra desde o advento da bomba atômica".

No passado, existia a resistência dos militares americanos que consideravam os robôs obstáculos à atividade tradicional de soldado. Porém, robôs com sistemas inteligentes, alteraram o paradigma por agirem de forma autônoma, mas isso ainda suscita questões éticas e legais.

Atualmente, nos conflitos no Oriente Médio, sistemas não tripulados proliferaram como orientadores no labirinto  urbano de ruas e passagens estreitas ou como batedores em aldeias. Foi a guerra do controle remoto que avança a cada dia na guerra de alta tecnologia estendendo aos robôs envolvidos em vigilância, suprimento de tropas e até no disparo de armas poderosas.

Robôs deixam soldados fora da linha de perigo, mas isso pode diminuir o limite para o começo de conflitos.
Um exemplo é o BigDog: estrutura parecida com um quadrúpede que poderá atravessar terrenos com aclives, reentrâncias, rochas, lama ou neve em excesso para veículos que se movem por rodas ou trilhos - e ao mesmo tempo, carregará munição ou outro tipo de suprimento com centenas de quilos de pesos - com as seguintes tecnologias

  • GPS;
  • Computador com Sistemas Inteligentes ou I.A.;
  • Motor e Sistema Hidráulico;
  • Olhos Eletrônicos (vários tipos de visão);
  • Sensores e atuadores que utilizam Sistemas Inteligentes para processar informações e tomar decisões.
Conforme o "todo-poderoso" da guerra do futuro "Nem soldados humanos nem máquinas comuns igualarão a capacidade dos mais novos robôs militares em desenvolvimento".


Fica uma reflexão para nós: As máquinas salvarão vidas de soldados ou serão mais mortais?

Abraços

Um comentário:

  1. Acho que tudo deve ser dosado. As máquinas são um avanço tecnologico incrivel tanto pra ciencia quanto pra medicina. Não acho necessário ter esses tipos de máquinas destruidoras quando se prega tanto a paz mundial nos dias de hoje...

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br