sábado, 17 de julho de 2010

E o tempo...

A noção e percepção de tempo é muito interessante para o ser humano. Repare que nos momentos em que você faz algo que te agrada, o tempo parece que passa mais rápido. Porém, se é algo que não tem muito interesse, o tempo parece que se arrasta. A questão do tempo gera discussão na filosofia, história, matemática, física e em outras áreas. Da forma que percebemos o tempo, o Universo teria que ser estático em sua essência, ou seja, o Big Bang não teria acontecido.

O professor Craig Callender de filosofia da University of California, em San Diego, escreveu um ótimo artigo na revista Scientific American, com o seguinte título O Tempo é uma Ilusão?, onde faz uma discussão sobre o Tempo e a Física. Ele inicia o seu artigo assim:
Enquanto você lê isto, provavelmente pensa que este momento - exatamente agora - é o que está acontecendo. O momento presente parece especial. Ele é real. Entretanto, por mais que se lembre do passado ou antecipe o futuro, você vive o presente. Claro, o momento em que leu aquela sentença (frase acima) não está mais acontecendo. Este de agora está. Em outras palavras, parece que o tempo flui no sentido de que o presente está constantemente de atualizando. Temos uma profunda intuição de que o futuro está aberto até que se torne o presente e o passado está fixo. Conforme o tempo flui, essa estrutura de passado fixo, presente imediato e futuro aberto é levada em frente no tempo. Essa estrutura está construída em nossa linguagem, pensamento e comportamento. Como vivemos nossa vida mantém firme essa estrutura.
O tempo é um tema fascinante para os físicos, atualmente. Essas ideias vêm sendo debatidas desde a época dos filósofos pré-socráticos, mas só agora os físicos estão concretizando-as. A procura por uma teoria unificada força os físicos a reexaminar diversas suposições básicas, e poucas coisas são mais básicas que o tempo.

Não podemos esquecer que Einstein alterou a concepção do tempo com sua teoria da relatividade em que diz que em determinadas situações o espaço e o tempo sofrem alterações. Por exemplo, ao fazer uma viagem de avião de um continente a outro, o tempo sofre uma dilatação imperceptível. Portanto, se a velocidade fosse bem elevada (perto da luz) seria o suficiente para que a alteração ficasse evidente.

O Universo é constituído de matéria e energia. A matéria é constituída de partículas que são regidas por energias especiais. Qual seria o comportamento do tempo para essas partículas?

Alguns cientistas argumentam que NÃO EXISTE ALGO COMO O TEMPO. Outros acham que tempo deveria ser promovido em vez de ser rebaixado. Entre essas duas posições há a fascinante ideia de que o TEMPO EXISTE, mas não é fundamental. Um Universo estático, ou seja, SEM ORIGEM (SEM BIG BANG) e ETERNO, dá de certa forma, a origem ao tempo que percebemos. O tempo seria o resultado da maneira como o universo está dividido, o que percebemos como tempo reflete a relação entre as partes.

Na verdade, Tempo é aquele que torna possíveis as contradições!

Um Grande Abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br