quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Poder da Desinformação

Se no cotidiano, algumas vezes, surgem confusões sobre as informações que são vinculadas nos meios de comunicação. Imagine quando o tema é ciência!?

Imprecisão, analogias abusivas e desconsideração com conceitos básicos nas diversas áreas da ciência, em boa parte dos casos ampliam o desconhecimento do leitor em vez de sensibilizá-lo para a perspectiva do conhecimento. 

Segundo Enos Picazzio, no seu artigo Quando a Divulgação Apenas Desinforma, expor o conhecimento científico em linguagem acessível, para um público com diferentes níveis de escolaridade, é um grande desafio.

Para fazer divulgação científica de qualidade não basta escrever bem, nem ter vocabulário, é necessário ter cultura e senso crítico. Estudar o assunto e consultar um especialista antes de escrever um texto de divulgação é uma conduta ética.

O problema, entre outros, é que são poucos programas de TV e rádio sobre ciência (por exemplo, na @redeglobo, o @globociencia é aos sábados às 6:30 horas), assim como publicações impressas de qualidade. Além disso, a mídia, com frequência apresenta escolhas equivocadas de palavras e expressões para substituir termos e explicações técnicas.

Para os editores da revista Scientific American do Brasil, o pesquisador científico tem obrigação moral e social de difundir o conhecimento no contexto de um discurso acessível ao grande público. Mas isso não autoriza a distorcer conceitos.

Devemos escolher palavras e expressões, ao substituir temos técnicos, que sejam inteligíveis à população.

Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br