sábado, 25 de novembro de 2006

Vírus no Celular

A Scientific American Brasil desse mês está com uma reportagem muito interessante: Vírus no Celular.
Como acredito que no futuro (não tão distante) seremos dominados pelos smartphones fiquei interessado pela reportagem.
"Vírus de computador agora são transmissíveis pelo ar, infectado telefones celulares em todas as partes do mundo. Empresas de antivírus, operadoras de celular e fabricantes de telefones procuram minimizar essa ameaça antes que ela saia de controle .
O primeiro malware visando smartphones surgiu em 2004. Os smartphones são telefones móveis que permitem aos usuários instalar aplicativos de diversas fontes.Mais de 300 tipos de malware - entre eles worms, cavalos-de-tróia, vírus e spyware - já foram criados.As vendas desses sofisticados telefones crescem rapidamente, preparando terreno para a disseminação em massa do malware. Providências estão sendo tomadas para impedir isso, mas a oportunidade para bloqueá-lo deve ser aproveitada agora.
O número de aparelhos portáteis com computador no mundo aumentou drasticamente nos últimos anos, assim como os tipos de malware. Essa combinação é uma receita para o desastre: à medida que o alvo aumenta de tamanho, aumenta a probabilidade de programadoresmal-intencionados agirem. E o número de potenciais vítimas deverá crescer muito nos próximos anos. Analistas do setor prevêem que mais de 200 milhões de smartphones serão vendidos em 2009. "
Quer conferir mais: http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/materia/materia_111.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br