segunda-feira, 27 de novembro de 2006

A Energia das Ondas

Aproveitando as novidades da revista Scientific American Brasil, cito aqui o artigo de Segen Estefen, professor titular de Estruturas Oceânicas e Tecnologia Submarina da COPPE/UFRJ e coordenador do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE.
Na coluna Inovação – Energia nas Ondas do Mar, Estefen apresenta o projeto da primeira usina de ondas brasileira que pretende aproveitar a energia das ondas, construída no Ceará.
Segundo as estimativas recentes, a energia contida nas ondas do mar é de cerca de 10TW (1 terawatt = 1.000 gigawatts), equivalente a toda a capacidade instalada para geração de eletricidade do planeta. Porém, a eficiência é de 10% do potencial energético total.
No Brasil, especificamente no ceará, está prevista a construção e instalação de um protótipo de 50 KW de potência, a ser expandido com agregação de módulos para atingir 500 KW. Nada mal para um começo e tanto!
Na costa brasileira, o potencial estimado é superior a 100 GW, o que poderá agregar cerca de 10 GW à matriz energética brasileira com um impacto ambiental menor que o das usinas hidrelétricas.
Um passo importante, na estratégia de um futuro energético e de fonte renovável! Parabéns ao professor Estefen e sua equipe, bem como a Eletrobrás, CNPq e o Governo do Ceará pelo apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br