terça-feira, 4 de setembro de 2007

Liberdade para iPhone

Fonte: Revista Veja (Carlos Rydiewski)
Nenhum código secreto criado pela indústria pode ser considerado a salvo do esforço coletivo na internet.
O Segredo dura pouco: Os fabricantes tentam em vão proteger seus produtos com travas de acesso e segredos. a cada dia é mais curto o tempo decorrido entre o lançamento e a divugação pela internet de soluções para burlar o bloqueio. Observe, exemplos dessa Evolução

DVD

Quanto tempo demorou: TRÊS ANOS
Em 1999, um adolescente noruguês Jon Lech Johansen com 15 anos quebrou o sistema de proteção que impedia cópias dos DVDs.

HD-DVD
Quanto tempo demorou: UM ANO
O código dos aparelhos de vídeo de alta resolução HD-DVD foi quebrado no início de 2007, pouco mais de um ano depois do lançamento oficial do produto.

iPhone
Quanto tempo demorou: DOIS MESES
Lançado no fim de junho, o bloqueio impedia o uso do aparelho por operadora que não a AT&T caiu na semana passada.

Bloqueio de Sites Pornôs
Quanto tempo demorou: 30 MINUTOS
Um filtro contra pornografia que custou 84 milhões de dólares a governo australiano foi quebrado pelo adolescente Tom Wood, de 16 anos, há duas semanas.

Dois métodos para mudar de operadora
  • COM SOLDA ELÉTRICA
Desenvolvido pelo adolescente americano George Hotz, exige que o iPhone seja aberto. Não é tarefa simples, pois o aparelho não tem parafusos externos. Hotz usou solda elétrica para provocar curtos-circuitos e apagar as informações gravadas em dois chips, um deles responsável pelo reconhecimento do cartão original da AT&T. Num segundo passo, que exige o emprego de nove softwares e trinta aplicativos, os dados da nova operadora são transferidos para o iPhone.

  • O TRUQUE DO CARTÃO
Um software transfere os dados do cartão original da AT&T para um pequeno dispositivo, com aparência de um envelope, chamado Turbo Sim, fabricado pela empresa checa Bladox. O cartão da nova operadora é colocado dentro do Turbo Sim. As informações originais da AT&T iludem o sistema de proteção do iPhone e fazem com que o aparelho funcione. Mas as ligações são feitas por meio do cartão da nova operadora, colocado dentro do Turbo Sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br