quarta-feira, 10 de março de 2010

Tecnologia de Ponta

O nosso petróleo tem um teor alto de óleo pesado e é considerado "pesado" ou de densidade elevada. Uma nota hoje na coluna Negócios & Cia, jornal O Globo, da competente e belíssima Flávia Oliveira descreve uma inovação na área:
A COPPE e a Petrobras inauguram dia 17, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ-Fundão, a nova área de testes do Laboratório de Máquinas Térmicas (LMT). Batizada de Bunker I, a unidade fará estudos para melhorar o desempenho, em motores marítimos, de óleos combustíveis pesados (conhecido como bunker) e lubrificantes produzidos pela estatal. A ideia é trabalhar também para reduzir o potencial de emissões de gases. Investimentos de R$ 12,6 milhões, o laboratório levou três anos para sair do papel. Será o primeiro do hemisfério sul na área a usar o sofisticado motor MAN-Innovator 4C, de 500 kW, importado da Dinamarca. Em 2011, será instalado outro motor, ainda mais potente. Ao adotar a tecnologia de ponta, a Petrobras pretende agilizar a obtenção de resultados de testes e certificações. Também deve reduzir custos, já que antes tinha que enviar produtos para serem testados no exterior.
 Parabéns pela iniciativa da Petrobras!

Porém, no nosso país, a política de pesquisa precisa ser alterada imediatamente! Pois, o Brasil encontra-se um patamar que decidirá a nossa posição global nos próximos anos. Mas, não podemos esquecer que nenhum país alcançou o status de Primeiro Mundo sem investimento em tecnologia por meio das pesquisas básicas e avançadas.

A hora chegou!!! Não podemos esperar mais! Gerar inúmeros profissionais sem aprimorar a tecnologia é direcionar uma mão-de-obra sem qualificação adequada e preparados para novos desafios.

Fraternal Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br